VRINDAVANA


Segundo a lenda, a deusa do rio Yamuna é irmã de Yama (o deus da morte), e filha de Surya (o deus do Sol. Segundo os Vedas, Krsna passou a sua infância nas águas do Rio Yamuna. Mais precisamente em Vrindavana, perto de Mathura, a penúltima estação de trem antes de chegar a Delhi.

Em Vrindavana fiquei 15 dias antes de continuar minha jornada para o Leste da India. Almoçamos um dia na casa de uma família de comerciantes local, tendo a oportunidade de ver o interior de uma casa tradicional indiana, seu modo de vida, e organização familiar, onde o serviço da casa é administrado pelas mulheres da família e o comércio fica com os homens. Cada loja é gerenciada por um irmão mais velho assessorado por seus filhos e sobrinhos.

Em Vrindava também existem muitos templos e palácios e portais muito antigos, onde são reverenciadas várias divindades védicas, tais como Hanuman, Jagannatha, Nrsinhadeva, Krsna - onde pude ver as filas de pessoas nas portas do templo recebendo alimentos que são distribuídos aos pobres todos os dias. A tradição diz que onde existe um templo de Krsna não pode ter pessoas passando fome nos arredores de até mais ou menos 3 mil metros.

Fiz de Vrindava meu ponto de referência para os outros lugares. Ao chegar a época de retornar ao Brasil, voltei a Vrindavana e fiquei mais 3 dias para me refazer e me despedir das pessoas e do lugar onde é a morada eterna dos passatempos de Krsna, peguei um taxi até Delhi e voltei ao meu país natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário