O FAMOSO TAJ MAHAL



Em Agra, como em Dheli, existem muitos castelos e monumentos lindíssimos, mas o que mais chama a atenção é o famoso Taj Mahal, um monumento que serve de túmulo para uma rainha chamada Moon Taj Mahal. Ele é feito de mármore branco, todo desenhado com um metal amarelo parecendo ouro e com pedras encravadas formando lindos desenhos de flores vermelhas e amareladas e ramos verdes, me disseram que era jade.

Por trás do Taj Mahal passa o rio Jamuna. Conforme a hora do dia, o tempo e a cor do céu, o mármore absorve a luz e o Monumento muda de cor. Da sua cor original branca ele absorve o tom rosa do por do sol, o azulado do anoitecer e assim por diante.

Dentro do Taj Mahal tem um túmulo pequeno bem ao centro, onde está enterrada a Rainha Moon Taj Mahal. Ao lado direito de quem olha, tem um túmulo bem maior, que pertence ao seu esposo e construtor do Monumento ao Amor, Shah Jahan. Na frente existe uma escada, que fica protegida por um portão de ferro. Lá embaixo existe outra sepultura que dizem ser do seu filho e sucessor Aurangzeb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário