TRABALHO PRECOCE

Devido ao fato de ter que começar a trabalhar com 13 anos, estudava o Ginasial Profissionalizante em Pratica de Comércio pela manhã, à tarde dava aulas de reforço para alunos do Primário e Alfabetizava crianças para entrar na Escola Pública, à noite fazia o Curso Remington de Dactilografia. Com isso, consegui um emprego de Secretária do dono da Itatiaia Indústria de Café. No primeiro ano do meu curso Ginasial aprendi um pouco de Latim, língua obrigatória na época inclusive porque as missas eram oficializadas nesse idioma. Depois que o governo decretou uma lei retirando essa obrigatoriedade, os colégios optaram como língua estrangeira o Inglês ou o Francês. No segundo ano meu colégio optou pelo Francês e a partir da terceira série tornaram obrigatório o Inglês, que passou a ser o segundo idioma utilizado nas escolas.


Eu gostava mesmo era da Língua Portuguesa (Literatura e interpretação de textos), História (principalmente a parte de arqueologia porque nosso professor de História nos levava ao Museu da Quinta da Boa Vista e nos contava todas as histórias daqueles objetos ali expostos além de nos incentivar a amar o estudo de povos antigos), Geografia e Ciências. Eu era muito boa em Matemática porém por causa de divergências com o Prof. Nogueira (aliás um bom professor) tomei aversão à matéria. Mesmo assim o Professor Nogueira me defendia quando nós aprontávamos: eu e algumas colegas converávamos muito durante as aulas e isso incomodava o professor que chamava nossa atenção exortando as outra meninas e aplicando punições a elas, quanto a mim ele dizia que não iria me punir devido as minhas notas serem elevadas enquanto que as outras alunas, que ficavam fazendo bagunça na sala de aula comigo, não tinham boas notas e não se esforçavam para aprender nada.


Aos 16 anos de idade passei a estudar à noite porque fui trabalhar na Fábrica De Millus, em regime de horário integral de segunda a sábado, e quase todos os dias tinha que fazer hora extra porque trabalhava no Departamento Pessoal-RH. Não deu para continuar estudando. Deixei os estudos assim que terminei o ensino médio, o Ginasial Profissionalizante, com muito sacrifício. Só retornei aos estudos bem mais tarde, terminando o Segundo Grau aos 22 anos de idade, quando já estava noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário